O documentário brasileiro “Apocalipse nos Trópicos”, dirigido por Petra Costa, surge como um dos principais candidatos ao Oscar 2026 na categoria de Melhor Documentário, segundo o crítico Scott Feinberg, editor executivo de premiações do The Hollywood Reporter. A produção, lançada pela Netflix, foi destacada ao lado de títulos de peso como 2000 Meters to Andriivka (PBS), A Vizinha Perfeita (Netflix), Jayne Mansfield, Minha Mãe (HBO) e The Alabama Solution (HBO).
Se a indicação for confirmada, Petra Costa repetirá o feito de 2020, quando concorreu ao prêmio com Democracia em Vertigem (2019).
O tema do documentário
Narrado pela própria diretora, o filme investiga o crescimento da fé evangélica no Brasil e sua influência nas últimas transformações políticas e sociais do país. A cineasta teve acesso a personalidades centrais do cenário nacional, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o televangelista Silas Malafaia.
Assim como em sua obra anterior, Costa combina olhar poético e investigação jornalística para retratar a fragilidade da democracia brasileira em um período de intensa turbulência.
Reconhecimento internacional
Com estreia mundial no 81º Festival Internacional de Cinema de Veneza, “Apocalipse nos Trópicos” também participou de diversos festivais internacionais. O documentário tem roteiro e direção de Petra Costa, com produção assinada por Petra Costa e Alessandra Orofino.
















































