
Diversidade, parcerias internacionais, single natalino nascido do TikTok: o primeiro ano de nobandnobrand
O artista pretende expandir o bedroom pop para além das quatro paredes.
O projeto nobandnobrand surgiu de forma despretensiosa, apesar de já ser idealizado há tempos por seu criador, Bernardo Liz. Nascido em Porto Alegre, a trajetória do artista desde muito cedo foi marcada pela música. Foram apresentações em bares da capital e covers publicados em seu SoundCloud até chegar ao seu primeiro trabalho autoral, chamado “Last Midnight Tea”.
Lançado em julho de 2022, o EP começou a ser produzido em tempos de isolamento social por conta da pandemia. De dentro do seu quarto, nbnb encontrou na música uma forma de canalizar os sentimentos vivenciados neste período. Foi aí que Last Midnight Tea deu os seus primeiros passos. Charli XCX, King Princess e Daft Punk são algumas das inspirações que influenciaram na sonoridade bedroom pop e pc music do EP. Estão presentes sintetizadores, percussões eletrônicas e diversos instrumentos digitais na produção do trabalho, com inserção de instrumentos orgânicos como guitarra e acordeon em momentos pontuais. O artista também faz uso do autotune como instrumento musical nas cinco faixas que compõem a obra.
Sob um prisma intimista, típico destes gêneros musicais, nbnb retrata o fim de um relacionamento, interpolado com os lutos causados pela pandemia. As composições em inglês se dão devido ao repertório de referências do artista, além do seu interesse em atuar no mercado internacional. O artista também tem forte presença digital, entregando aos seus seguidores newsletters mensais e mostrando o processo de criação de perto em seu TikTok.
Justamente essa presença digital que possibilitou diversas colaborações e parcerias. As artes das capas de todos seus lançamentos até agora foram assinadas por Sabrina Sommer, designer americana cuja amizade com o artista surgiu a partir de trocas de playlists no Spotify. Já a primeira colaboração musical veio em novembro, com o lançamento do remix de Memento feito por Glitch Gum, artista que conta com uma parceria com Phoebe Bridgers no catálogo e é um dos nomes em ascensão no hyperpop internacional.
O fim de 2022 foi marcado pelo single natalino em parceria com geovanna fleur, “That’s Just What You Asked Me to Do (Christmas Cowboy Version)”. A amizade, que surgiu no TikTok, ganhou seu primeiro feat após geovanna postar um trecho da canção em seu perfil em junho – nbnb se apaixonou pela composição e propôs a participação. geovanna adorou a ideia, e, ao longo do processo de composição, ambos perceberam o potencial para o fim de ano da faixa, que tem produção assinada por Nick Mendes e foi lançada em dezembro. O single ganhou um lyric video, que pode ser conferido no link: https://youtu.be/KZdZ7P7Nk7c
Foi um ano cheio para nobandnobrand. Dois singles, três clipes, um EP, um remix e uma participação. O artista guardou seu trabalho na gaveta por muito tempo, mas é perceptível que está determinado em tirar o atraso. Assim, a cena musical ganha um novo contribuinte cheio de ideias e ansioso para realizá-las. Para o ano de 2023, o artista prepara um novo EP e sua primeira turnê. Nós estaremos com o rádio ligado, esperando para ouvir.
”Memento” é realmente um hit, impossível ficar parado, sem dizer que é a música perfeita para as baladas. Uma canção super industrial, tenho certeza que vai colher ótimos frutos. Parabéns!