O humorista Fábio Porchat entrou na mira de deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e pode ser declarado “persona non grata” no estado. A proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e agora seguirá para votação no plenário da Casa.
O pedido foi apresentado pelo deputado Rodrigo Amorim, do PL, que criticou esquetes humorísticas de Porchat envolvendo temas religiosos e também um vídeo em que o artista ironiza integrantes da equipe do ex-presidente Jair Bolsonaro com xingamentos.
A proposta recebeu votos favoráveis dos deputados Alexandre Knoploch (PL), Sarah Poncio (Solidariedade), Fred Pacheco (PL) e Marcelo Dino (PL). Já os parlamentares Carlos Minc (PSB) e Luiz Paulo (PSD) votaram contra a medida.
Para que a declaração seja aprovada em definitivo, o texto ainda precisa passar pelo plenário da Alerj, onde será necessária a presença mínima de 36 deputados. A votação ocorre por maioria simples.
A expressão em latim “persona non grata” significa “pessoa não bem-vinda” e costuma ser utilizada no meio diplomático para indicar que determinado indivíduo é considerado indesejado em um território. Embora tenha forte peso simbólico, a medida não impede legalmente a circulação da pessoa no local.
O POP Mais não conseguiu contato com a equipe de Fábio Porchat. O espaço segue aberto para manifestações.











































