No dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock! Pensando nisso separamos dez álbuns para você entrar no clima das comemorações.
Entre os projetos, clássicos como Led Zeppelin, Iron Maiden, Nirvana e Jimi Hendrix . A música nacional não fica de fora com Titãs, Raul Seixas e Barão Vermelho.
Confira:
Led Zeppelin (1968)
O álbum de estreia da banda, foi gravado em outubro de 1968, e lançado um ano depois. Considerado por muitos um divisor de águas no estilo, já que o som pesado apresentado nas faixas, ia na contramão do que se via
em outros artistas como Beatles e Rolling Stones.
Titanomaquia (1993)
Lançado em 1993, “Titanomaquia” é o sétimo álbum do Titãs, e o primeiro sem o vocalista e fundador Arnaldo Antunes. Destaque-se por ter sido lançado em uma época em que a imprensa decretava o fim do rock brasileiro como se ouvia nos anos 1980, e o disco vai contra a maré, pesando o som, e saindo do pop/rock para uma pegada mais radical.
Fear Of The Dark (1992)
Clássico do Iron Maiden, “Fear of the Dark” é o novo álbum de estúdio da banda e também o último gravado por Bruce Dickinson, antes de deixar a banda. Na época do lançamento a crítica ficou divida, mas todos foram unânimes ao afirmar que o disco marcava a volta do grupo ao som pesado, a essência heavy metal. Em 2015 o álbum foi remasterizado, e é esta versão que colocamos abaixo:
Há 10 Mil Anos Atrás (1976)
Um dos discos de maior sucesso da carreira de Raul Seixas, traz os clássicos “Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás” e “Eu Também Vou Reclamar”.
Barão Vermelho (1982)
Disco de estreia do Barão Vermelho, lançado em 1982, rendeu o clássico “Todo Amor Que Houver Nessa Vida”, além das memoráveis “Down em Mim” e “Ponto Fraco”.
Fallen (2003)
Segundo álbum do Evanescence e o de maior sucesso comercial. Responsável por catapultar a banda para o mainstream e popularizar o estilo gothic metal no começo dos anos 2000. Rendeu clássicos teen da década passada como “Bring Me To Life” e “My Immortal”. Acumula mais de 12 milhões de cópias vendidas no mundo.
Dark Side of the Moon (1973)
Lançado em março de 1973 , “Dark Side of the Moon” é considerado a obra-prima da banda de rock inglesa Pink Floyd. Marco do rock progressivo é o álbum que ficou por mais tempo na Billboard 200, com 795 semanas consecutivas. O álbum ocupa a 2ª posição na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame, e a 43ª posição da lista dos 500 Greatest Albums of All Time, da revista Rolling Stone.
Nevermind (1991)
Lançado em março de 1991 é o segundo álbum de estúdio do Nirvana. Estima-se que o álbum tenha vendido mais de 30 milhões de cópias. A capa, um bebê nadando atrás de uma nota de 1 dólar presa num anzol, foi eleita como a melhor capa de todos os tempos. “Nevermind” ocupa a 10ª posição na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame, e a 17ª posição da lista dos 500 Greatest Albums of All Time, da revista Rolling Stone.
Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967)
Lançado em junho de 1967, “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” é o oitavo álbum lançado pelos Beatles e o mais influente da história da música. Ocupa a 1ª posição na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame, que relaciona os melhores álbuns já produzidos em toda a história da música de acordo com os critérios da National Association of Recording Merchandisers. E a 1ª posição da lista dos 500 Greatest Albums of All Time, da revista Rolling Stone.
Are You Experienced (1967)
Lançado em maio de 1967 pela Track Records, “Are You Experienced” é o álbum de estreia do The Jimi Hendrix Experience e possivelmente o maior disco de estreia da era do rock. O The Jimi Hendrix Experience era formado por Jimi Hendrix na guitarra, Mitch Mitchell na bateria e Noel Redding no baixo.